Pular para o conteúdo principal

Por que comemoramos aniversários de namoro, porém não fazemos o mesmo com os anos de amizade?

Nunca entendi o porquê de se comemorar aniversários de namoro. Nas amizades não é assim... Confiamos no tempo e quando vemos... Lá se foram dez anos envelhecendo juntos, rumo a mais trinta!

Tenho amigas que conheço praticamente minha vida inteira e que me viram crescer. Nessa fase em que estou, no começo da faculdade, renovo minhas expectativas e me incluo em novos grupos - o público com o qual me relacionava antes parecia mais homogêneo; agora aprendo a lidar com a beleza da diversidade. Estou amando.

Com poucas ressalvas e exceções, não vejo ninguém comemorar aniversários de amizade. O tempo apenas passa, as companhias permanecem e essa é a maior felicidade. Até agora, a única celebração que vi foi feita pela minha mãe e a melhor amiga. Depois de 25 anos aguentando as manias uma da outra, os presentes trocados foram xícaras, beijos e abraços. Simples e puro.

A partir de então é que entra meu questionamento, presente no título: "Por que comemoramos aniversários de namoro, porém não fazemos o mesmo com os anos de amizade?". Arrisco responder que o medo da finitude ou a dúvida da durabilidade dessas relações amorosas atrapalham os sentimentos dos participantes. É bastante confuso.

A pior parte é pensar que são fases passageiras e que tem validade. Dói muito. Deve ser por isso que as pessoas celebram... Porém, eu prefiro não acreditar nesses finais.

Vejo tanta beleza no amor, acho que devemos celebrá-lo. Não é isso que os aniversários sugerem, a comemoração de um avanço temporal na vida? Pois, na amizade, os anos juntos atribuem significados especiais e sentimentais às pessoas - não são apenas passagens de tempo; são a permanência de um companheiro e do amor amigo... E isso também deveria ser festejado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Sem Fio

O acesso à internet aumentou. As pessoas trocam passeios culturais por horas a mais em uma lan house para se atualizar nas redes sociais. Essa, entre outras mudanças, está acontecendo a uma velocidade superior a do 3G nos celulares - até nesses antigos aparelhos, antes tidos apenas para ligações, ela chegou. Segundo a ONU, o acesso à rede é um direito fundamental do ser humano, assim como os mais básicos, (saúde, educação, alimentação e moradia). Com o passar do tempo e com a melhora da tecnologia, as redes sociais se aprimoraram e se espalharam ao redor do mundo. Uma criança chinesa de classe média conecta-se facilmente com uma americana com alto poder aquisitivo. Viva o século XXI! O reconhecimento da importância da internet é mundial. Inúmeras organizações e governos têm se mobilizado para a expansão do wi-fi em lugares que ele não chega. Diversas redes são liberadas para que todos acessem. O crescimento do acesso é inevitável numa Era tão globalizada, onde as informações

Amizade nos dias de hoje

Amizade foi e será sempre uma das melhores amigas do ser humano. Estar repleto de amigos, fisicamente ou não, é sinônimo de felicidade, - é abrir mão das próprias necessidades, em prol do outro. Nada melhor do que um amigo para compartilhar as alegrias e as tristezas da vida. Em um mundo globalizado, fazer amigos tornou-se mais fácil e comunicar-se com eles também. As redes sociais permitem contato imediato e uma aproximação instantânea. Através de mensagens rápidas, fotos e vídeos é possível conversar com pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo com a sensação de estar junto ou perto. Ao contrário do que parece, as pessoas não são menos amigas que antes; elas apenas encontraram outra maneira de manter as amizades - através da tecnologia. Essa tem a função de aproximar as pessoas, embora também possa arruinar relacionamentos. É comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, sem dialogar, pois estão ocupados dialogando com o mundo virtual. Os tempos mudaram e a realida

Vocês são felizes?

Eu me questiono o que está no título deste texto todos os dias. Claro, a resposta ainda não existe. Friso o "ainda", pois espero que ela chegue até o fim da minha vida. Mas, na verdade, será que um dia ela vai existir? Acredito que é importante pensar a respeito disso e refletir sobre os motivos que nos impedem de conquistar a felicidade plena ou mesmo de enxergar e viver pequenos e alegres momentos — leiam-se aqui frações de segundos em que comemos a nossa comida preferida ou conversamos com os nossos melhores amigos. Se pararmos para pensar, isso por si só já é tudo que precisamos. Afinal, estamos acompanhados de pessoas importantes e queridas e podemos aproveitar o hambúrguer que tanto amamos junto com elas. O problema é que nós complicamos a vida. Somos ambiciosos e queremos sempre mais. No fim, nos contentamos com o que não temos em vez de celebrar as nossas conquistas da forma que elas merecem.  Em resumo: estamos a todos os momentos atrás da felicidade plena e deixamo