Pular para o conteúdo principal

A Novidade do Século: Influenciadores Digitais

Após o nascimento da internet, surgiram ferramentas e serviços que revolucionaram o mundo on-line e a maneira de se fazer comunicação nessa plataforma. Entre eles, podemos destacar os influenciadores digitais, que aumentaram a demanda de publicidade na web. Se antes as propagandas eram veiculadas em jornais, rádios e televisões, hoje elas migraram para o meio digital. Porém, as marcas alteraram a forma de se relacionar com o público. Agora, se aproximam de celebridades em potencial e as utilizam para fazer dinheiro nas redes sociais. E adivinhem só: está dando certo!
Como isso acontece? É simples. Esses indivíduos induzem seus seguidores a aderirem seus estilos de vida e ajudam a indústria a vender seus produtos. Para atingir esse objetivo, as empresas desempenham um trabalho brilhante: gastam pouco capital com anúncios e fazem permuta, ou seja, dão presentinhos para esses perfis falarem a respeito. Combo duplo: utilizam menos recursos e ganham mais depois! Afinal, o que é apenas um mimo para essas companhias?
Reparem que as celebridades em potencial às quais me refiro não são mais apenas atores, músicos e demais personalidades que são assunto na mídia. São pessoas, até então, desconhecidas e com habilidades em nichos específicos, como moda, gastronomia, cultura e saúde. Essas personagens atuam praticamente como formadoras de opinião   só perdem para os jornalistas, que são verdadeiros produtores de conhecimento e de senso crítico. Para não haver confusão, eu explico a diferença: o influenciador trabalha a serviço da propaganda e tem capacidade de ditar o que os outros vão consumir, enquanto o repórter ensina a pensar.
Entretanto, esses papéis se confundem. Em alguns casos, os jornalistas também se dizem influenciadores, pois utilizam sua credibilidade como escritores para gerar cliques. Quando se trabalha com essas duas funções, as dificuldades aumentam, pois, se começa a ensinar, de maneira convergente, como consumir e pensar criticamente.
Veja só este exemplo. O diploma conquistado por Andressa Griffante em Jornalismo, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, se expandiu. Ela estava a fim de empreender. Largou as redações tradicionais para se dedicar e criar a sua agência de blogueiros e influenciadores, chamada de RSBloggers. Hoje, presta assessoria às marcas que precisam divulgar e vender conteúdo e organiza encontros para debater os desafios e os paradigmas do cenário digital.
A trajetória da Andressa nos mostra que é preciso pensar “fora da caixinha”. Mas até que ponto? É necessário pensar totalmente além da área de formação original e “abrir mão” do nosso sonho de fazer grandes reportagens? Será que é isto mesmo que o futuro nos reserva? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Sem Fio

O acesso à internet aumentou. As pessoas trocam passeios culturais por horas a mais em uma lan house para se atualizar nas redes sociais. Essa, entre outras mudanças, está acontecendo a uma velocidade superior a do 3G nos celulares - até nesses antigos aparelhos, antes tidos apenas para ligações, ela chegou. Segundo a ONU, o acesso à rede é um direito fundamental do ser humano, assim como os mais básicos, (saúde, educação, alimentação e moradia). Com o passar do tempo e com a melhora da tecnologia, as redes sociais se aprimoraram e se espalharam ao redor do mundo. Uma criança chinesa de classe média conecta-se facilmente com uma americana com alto poder aquisitivo. Viva o século XXI! O reconhecimento da importância da internet é mundial. Inúmeras organizações e governos têm se mobilizado para a expansão do wi-fi em lugares que ele não chega. Diversas redes são liberadas para que todos acessem. O crescimento do acesso é inevitável numa Era tão globalizada, onde as informações ...

Amizade nos dias de hoje

Amizade foi e será sempre uma das melhores amigas do ser humano. Estar repleto de amigos, fisicamente ou não, é sinônimo de felicidade, - é abrir mão das próprias necessidades, em prol do outro. Nada melhor do que um amigo para compartilhar as alegrias e as tristezas da vida. Em um mundo globalizado, fazer amigos tornou-se mais fácil e comunicar-se com eles também. As redes sociais permitem contato imediato e uma aproximação instantânea. Através de mensagens rápidas, fotos e vídeos é possível conversar com pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo com a sensação de estar junto ou perto. Ao contrário do que parece, as pessoas não são menos amigas que antes; elas apenas encontraram outra maneira de manter as amizades - através da tecnologia. Essa tem a função de aproximar as pessoas, embora também possa arruinar relacionamentos. É comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, sem dialogar, pois estão ocupados dialogando com o mundo virtual. Os tempos mudaram e a rea...

Exemplo de texto com narrador onisciente intruso

Era a primeira viagem de avião de Lirinha. O destino era bastante conhecido: a Cidade Maravilhosa. Ansioso, o gaúcho não parava de andar de um lado para o outro no Aeroporto Salgado Filho. Também conversava consigo mesmo e dizia que seria apenas mais uma apresentação; nada fora do comum para o trompetista. Antes de embarcar, se despediu dos fãs que o acompanhavam, pegou sua maleta e seu trompete e entrou na aeronave fazendo sinal da cruz. Passadas duas horas de voo, Lirinha ainda não havia chegado. Estava nervoso e falava alto; questionava tudo e todos à procura de uma explicação – ele vira na internet que a duração era inferior a uma hora e meia. Preocupado, resolveu caminhar pelo avião e ir até a cabine do comandante. Por um descuido da aeromoça, o trompetista conseguiu entrar. Assustado com a gritaria, o piloto revirou os olhos e fez uma curva brusca com o avião, que  derrubou   imediatamente o gaúcho. Neste momento, um passageiro que vira o tumulto se levantou e tirou L...