Pular para o conteúdo principal

O caos não tem mais saúde


Em um momento fervoroso após a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL), uma notícia deixa municípios que têm poucos médicos bastante apreensivos: a retirada do Brasil de profissionais da saúde cubanos até o final do ano. O governo do país alega ter deixado o programa Mais Médicos em razão de declarações de Bolsonaro feitas em agosto, em que o militar falou sobre expulsar os médicos cubanos da nação brasileira.

A decisão preocupa cidades que possuem dificuldades em realizar atendimentos e oferecer atenção básica a pacientes, onde há escassez ou ausência de profissionais médicos. Um dos resultados imediatos pode ser a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios. No Piauí, cubanos representam 61% dos profissionais do Mais Médicos, o que revela os prejuízos que podem ocorrer no Nordeste como um todo. Além disso, municípios que contavam com apoio apenas de médicos de Cuba, como Morro Cabeça do Tempo e Guaribas, correm, literalmente, riscos de ficar sem vida.

A ordem de deixar o Brasil e não fazer mais parte do programa reflete o momento de caos generalizado que vive o país. Por um lado, eleitores de Bolsonaro comemoram a sua vitória e especulam possíveis ações do presidente eleito a partir de 1° de janeiro de 2019, data em que passa a exercer o cargo oficialmente. Enquanto isso, a oposição está preocupada com os rumos em que a saúde e a educação estão tomando - e se haverá ocasionalmente um futuro para essas áreas.

Apesar de ainda não ter assumido o governo, Bolsonaro preocupa e assusta muitos brasileiros que não elegeram-no. É possível observar que parte da ilusão de seus apoiadores está na crença de que a partir de 2019, o governo será perfeito, pois haverá saúde de qualidade e segurança. A economia irá melhorar e será possível ir para a Disney de novo - quase como se o Brasil virasse um país de primeiro mundo. Entretanto, eles se esquecem do principal ensinamento de Platão: os estados são maus e se corrompem com o tempo. A perfeição só existe nos céus, ou seja, Bolsonaro é uma utopia.

Eventualmente, o bolsonarismo vai cair e seus eleitores irão enxergar que fizeram a escolha errada. No momento, conseguiram o que queriam: tirar o PT do poder e eleger alguém “de fora” da bolha da corrupção, com suposta experiência em mudar o país. Vale lembrar que em 27 anos como deputado federal, Bolsonaro aprovou apenas dois projetos de lei. Será este o caos que eles querem? Se no governo petista, o país já enfrentava problemas, agora vai ser ainda mais difícil, pois o Brasil irá enfrentá-los sem saúde, sem assistência e sem esperanças de um futuro melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Sem Fio

O acesso à internet aumentou. As pessoas trocam passeios culturais por horas a mais em uma lan house para se atualizar nas redes sociais. Essa, entre outras mudanças, está acontecendo a uma velocidade superior a do 3G nos celulares - até nesses antigos aparelhos, antes tidos apenas para ligações, ela chegou. Segundo a ONU, o acesso à rede é um direito fundamental do ser humano, assim como os mais básicos, (saúde, educação, alimentação e moradia). Com o passar do tempo e com a melhora da tecnologia, as redes sociais se aprimoraram e se espalharam ao redor do mundo. Uma criança chinesa de classe média conecta-se facilmente com uma americana com alto poder aquisitivo. Viva o século XXI! O reconhecimento da importância da internet é mundial. Inúmeras organizações e governos têm se mobilizado para a expansão do wi-fi em lugares que ele não chega. Diversas redes são liberadas para que todos acessem. O crescimento do acesso é inevitável numa Era tão globalizada, onde as informações ...

Amizade nos dias de hoje

Amizade foi e será sempre uma das melhores amigas do ser humano. Estar repleto de amigos, fisicamente ou não, é sinônimo de felicidade, - é abrir mão das próprias necessidades, em prol do outro. Nada melhor do que um amigo para compartilhar as alegrias e as tristezas da vida. Em um mundo globalizado, fazer amigos tornou-se mais fácil e comunicar-se com eles também. As redes sociais permitem contato imediato e uma aproximação instantânea. Através de mensagens rápidas, fotos e vídeos é possível conversar com pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo com a sensação de estar junto ou perto. Ao contrário do que parece, as pessoas não são menos amigas que antes; elas apenas encontraram outra maneira de manter as amizades - através da tecnologia. Essa tem a função de aproximar as pessoas, embora também possa arruinar relacionamentos. É comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, sem dialogar, pois estão ocupados dialogando com o mundo virtual. Os tempos mudaram e a rea...

A constância dos meus sentimentos passageiros

O medo de ser irrelevante faz parte do meu dia a dia. Durmo e acordo cercada de antigas preocupações e novas frustrações, pois não consigo encontrar o meu lugar e a minha voz no mundo. Isso dói. Um dia sonhei em ser jornalista, fazer parte da história como testemunha ocular e noticiar eventos importantes para a humanidade. Nas vezes que tentei, não comovi amigos nem familiares. Foi um desastre — e isso ainda me atordoa, porque me lembra que sou um fracasso. “Não estou onde queria estar”, repito para mim mesma todos os dias antes de dormir. Eu não descobri se falo isso como incentivo para seguir em frente ou reconhecimento da minha própria derrota.   Sinto que falta uma parte em mim. Será que é a ausência de uma certeza profissional ou o medo de nunca conquistar os meus objetivos?   Não posso dizer que não tentei. Foram, uma, duas, três vezes... Até ultrapassar os meus limites. Entretanto, sigo tentando.   Para ser sincera, eu não esperav...