Pular para o conteúdo principal

A guerra não tem rosto de mulher

O protagonismo feminino na Segunda Guerra Mundial, ignorado pelos periódicos da época e pelos livros de história, é finalmente retratado em A guerra não tem rosto de mulher. Escrito pela jornalista ucraniana Svetlana Aleksiévitch, o livro traz as experiências, a dor e o sofrimento de franco-atiradoras, voluntárias, enfermeiras, soldadas e garotas que pilotavam tanque durante a disputa bélica.
Através da humanização dessas mulheres, característica fundamental nas grandes reportagens, os relatos ganham vida. A narração é sensível e conta os bastidores de uma das suas principais batalhas: a aceitação da família e do exército de que eram capazes de combater os alemães e morrer pela nação soviética. Elas sabiam que precisariam renunciar algo, pois perseguiam um ideal. Mas estavam decididas e não mudariam de ideia. Queriam lutar.
Porém, antes de partirem, precisaram medir as consequências dessa decisão e abrir mão de alguns desejos. Jovens de 16 e 17 anos tiveram que adiar o primeiro beijo, mulheres tiveram que deixar os filhos com terceiros e até mesmo abortá-los, pois não poderiam criá-los — tudo em nome da vontade de terminar com a guerra e com as mortes que ela proporcionava.
Nem mesmo pequenas regalias que podemos usufruir como ter cabelos e tranças longas, pintar as unhas, usar trajes confortáveis dos nossos tamanhos era possível para as guerreiras da finada União Soviética. Não podiam utilizar roupas íntimas femininas, apenas cuecas. Afinal, quem lutava eram os homens, então as vestimentas eram feitas para esses combatentes. Tudo era feito para eles. “O feminino dessas palavras [atirador de fuzil e soldado de infantaria] nasceu lá, na Guerra”, fala Svetlana em certa passagem do livro. Antes, eram termos exclusivamente masculinos.
Ao longo da obra, descobrimos que o sofrimento de estar em uma guerra não acabou em 1945 para as mulheres. Ele se estendeu em forma de desprezo e preconceito por terem lutado. De acordo com alguns homens entrevistados por Svetlana, a experiência também resultou na perda da feminilidade das combatentes, pois não eram mais vistas como “belas damas” — sendo que elas estavam defendendo o Exército Vermelho, salvando a pátria. Já as outras mulheres, achavam que as guerreiras soviéticas iam para o combate a fim de encontrar noivo. A sociedade em geral se sentia incomodada quando elas usavam suas condecorações e medalhas conquistadas com sangue, suor e lágrimas. Apesar da falta de valorização, essas mulheres ainda guardam retratos fotográficos, fardas e armas daquele episódio que ninguém acredita que participaram e sobreviveram.
Um fator surpreendente do livro é a relação íntima e pouco usual entre repórter e fonte. Svetlana se emociona e conversa com as mulheres como se fossem amigas de longa data e acaba participando do que chama de “história dos sentimentos”. No entanto, essa foi a forma que encontrou para construir a teia de relatos.
A autora revela também as técnicas que utilizou para fazer as abordagens com as soviéticas. Segundo ela, no começo, havia pouco contatos, mas ao ir entrevistando uma por uma, mais mulheres interessadas em serem ouvidas apareciam. Foi preciso então estabelecer critérios de seleção e busca. Assim, delimitou que iria encontrar apenas moças que tinham diferentes profissões militares.
Essas histórias são contadas com leveza e possibilitam uma leitura fluida, apesar de abordarem os horrores e as desgraças do front. É possível perceber a sensibilidade da escritora em contar as “versões femininas” da guerra, como ela diz. Além disso, nota-se o cuidado de Svetlana em tornar os relatos humanos — justamente o oposto do que ouvimos dos homens, que se intitulam vitoriosos e se gabam pelos feitos heroicos.
A voz dessas mulheres, silenciadas por muitos anos, ecoa na mente de quem lê o livro. Elas são de lugares, classes sociais e profissões diferentes, mas com sentimentos em comum: medo, paixão, vulnerabilidade e insegurança. Nenhum deles as diminui, pelo contrário — isso torna-lhes humanas, profundas e reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Sem Fio

O acesso à internet aumentou. As pessoas trocam passeios culturais por horas a mais em uma lan house para se atualizar nas redes sociais. Essa, entre outras mudanças, está acontecendo a uma velocidade superior a do 3G nos celulares - até nesses antigos aparelhos, antes tidos apenas para ligações, ela chegou. Segundo a ONU, o acesso à rede é um direito fundamental do ser humano, assim como os mais básicos, (saúde, educação, alimentação e moradia). Com o passar do tempo e com a melhora da tecnologia, as redes sociais se aprimoraram e se espalharam ao redor do mundo. Uma criança chinesa de classe média conecta-se facilmente com uma americana com alto poder aquisitivo. Viva o século XXI! O reconhecimento da importância da internet é mundial. Inúmeras organizações e governos têm se mobilizado para a expansão do wi-fi em lugares que ele não chega. Diversas redes são liberadas para que todos acessem. O crescimento do acesso é inevitável numa Era tão globalizada, onde as informações

Amizade nos dias de hoje

Amizade foi e será sempre uma das melhores amigas do ser humano. Estar repleto de amigos, fisicamente ou não, é sinônimo de felicidade, - é abrir mão das próprias necessidades, em prol do outro. Nada melhor do que um amigo para compartilhar as alegrias e as tristezas da vida. Em um mundo globalizado, fazer amigos tornou-se mais fácil e comunicar-se com eles também. As redes sociais permitem contato imediato e uma aproximação instantânea. Através de mensagens rápidas, fotos e vídeos é possível conversar com pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo com a sensação de estar junto ou perto. Ao contrário do que parece, as pessoas não são menos amigas que antes; elas apenas encontraram outra maneira de manter as amizades - através da tecnologia. Essa tem a função de aproximar as pessoas, embora também possa arruinar relacionamentos. É comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, sem dialogar, pois estão ocupados dialogando com o mundo virtual. Os tempos mudaram e a realida

Vocês são felizes?

Eu me questiono o que está no título deste texto todos os dias. Claro, a resposta ainda não existe. Friso o "ainda", pois espero que ela chegue até o fim da minha vida. Mas, na verdade, será que um dia ela vai existir? Acredito que é importante pensar a respeito disso e refletir sobre os motivos que nos impedem de conquistar a felicidade plena ou mesmo de enxergar e viver pequenos e alegres momentos — leiam-se aqui frações de segundos em que comemos a nossa comida preferida ou conversamos com os nossos melhores amigos. Se pararmos para pensar, isso por si só já é tudo que precisamos. Afinal, estamos acompanhados de pessoas importantes e queridas e podemos aproveitar o hambúrguer que tanto amamos junto com elas. O problema é que nós complicamos a vida. Somos ambiciosos e queremos sempre mais. No fim, nos contentamos com o que não temos em vez de celebrar as nossas conquistas da forma que elas merecem.  Em resumo: estamos a todos os momentos atrás da felicidade plena e deixamo